SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

18 de abr de 2013

SACRAMENTO:Após denúncias, diretor de segurança de presídio é transferido para Araxá.



agente
O diretor de segurança do presídio aqui de Sacramento, foi transferido anteontem para o presídio de Araxá. Ele é investigado pelos crimes de tortura, prevaricação (quando um servidor público falta com seu dever), abuso de poder e uso indevido da viatura do presídio pela Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A Seds informou que a transferência ocorreu para “garantir independência nos trabalhos de investigação”.
O diretor irá¡ atuar como agente penitenciário no presídio de Araxá, segundo a Seds. “Como ele é servidor efetivo, é preciso que seja aberto um processo administrativo para sua exoneração, o que demora. A transferência foi uma solução paliativa”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia de Minas (ALMG), Durval Ângelo (PT).
Segundo fontes ligadas ao processo, o diretor de segurança e o diretor geral do presídio, que também é investigado pelos mesmos crimes, podem ser exonerados neste mês. Por meio da assessoria, a Seds informou que o diretor geral irá permanecer no cargo.
Agressões – No dia 10 deste mês, reportagem do Jornal O TEMPO revelou denúncias de que, em janeiro de 2011, um detento teria sido espancando a mando da direção do presídio, depois de ser recapturado durante uma fuga. De acordo com as denúncias, os diretores ordenaram que os próprios agentes fizessem a recaptura, função da Polícia Militar.
Apesar das agressões serem de 2011, a Seds informou que as investigações só começaram neste ano porque a denúncia não havia sido feita anteriormente.
Nesta semana, surgiram novas denúncias de agressão dentro da penitenciaria. Segundo um ex-detento, preso por dois dias no último dia 26, o diretor de segurança do presídio e dois agentes o teriam agredido. Ele foi ouvido pela Polícia Civil na última sexta-feira.
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso. “Vamos acompanhar alguns depoimentos para garantir transparência nas informações e segurança para os depoentes”, disse o membro da comissão Thiago Silva.
A Seds afirmou que não há registro de agressões no último dia 26. No entanto, a secretaria informou que as denúncias serão investigadas pela corregedoria.
Saiba mais
Cargo – Segundo a Seds, um agente penitenciário foi designado para a função de diretor de segurança no presídio de Sacramento.
Férias – Surgiram boatos de que o diretor de segurança estivesse de férias. A secretaria desmentiu a informação.
Procedimento – De acordo com o órgão, não é procedimento de nenhum presídio pedir que o preso fique nu, se abaixe e se levante para verificar se ele porta drogas.
Conclusão – A previsão é de que as investigações sejam concluídas até 13 de maio.
Capacidade – O presídio tem 90 vagas, mas está com 138 detentos.
MINIENTREVISTA
“Eu senti falta de ar depois de um soco”
Ex-detento agredido
Quando o senhor foi preso e o que aconteceu?
Eu fui levado à penitenciária no dia 26 de março. Chegando lá, o diretor de segurança do presídio me deu um tapa na cara. Ele chamou outros dois agentes penitenciários que começaram a me agredir com chutes e socos. Eu senti falta de ar por quase 20 minutos depois de um soco que tomei. Um dos agentes quase quebrou o meu braço enquanto me segurava.
O senhor passou por algum constrangimento?
Me fizeram tirar a roupa, abaixar e levantar muitas vezes. Disseram que era procedimento da penitenciária, mas devo ter levantado e abaixado mais de 30 vezes. Foi constrangedor, e causou-me muita dor no corpo.
O senhor foi ameaçado após as agressões?
Não, mas, mesmo assim, tenho medo. (NO)

Um comentário:

  1. ISSO ESTA DEMAIS!
    ATÉ QUANDO, ESSES CARRASCOS SANGUINÁRIOS VÃO FICAR TORTURANDO OS PRESOS. SRS GOVERNADORES,DEPUTADOS VOCÊS TERÃO QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTES. OCORREU UM FATO QUE UM DETENTO CHEGOU A SER INTERNADO VOMITANDO E VACUANDO SANGUE. FOI LEVADO PARA UBERABA E CHEGOU A ÓBITO. VALE A PENA INVESTIGAR! SERÁ QUE FOI TORTURADO TAMBÉM???

    ResponderExcluir