SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

22 de mar de 2013

PSDB: Governo Alckmin promove ‘sucateamento’ da Polícia Civil.



Assim como em outras instituições da SSP, Polícia Civil passa por momento delicado



FONTE: Jornal Diário Regional

Já não bastassem os ‘arrochos’ administrativos aplicados em outras instituições, como o fechamento de diversas bases da Polícia Rodoviária ao longo das rodovias estaduais, fato anunciado na semana passada pela imprensa, depois do vazamento da informação, o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, parece mesmo estar disposto a promover um verdadeiro ‘sucateamento’ em outras frentes, dentro da Secretaria de Segurança Pública. 

Apesar de abusar das estatísticas em seus discursos e de publicar apenas o que lhe convém quando o assunto é Segurança Pública, o chefe do Executivo Paulista literalmente ‘virou as costas’ para a centenária Polícia Civil e isso é realmente preocupante. 

Em nossa região, por exemplo, cidades como Ouroeste, Populina, Mira Estrela e Indiaporã há muito estão sem delegados titulares, sendo necessário que profissionais da região assumam os plantões em escalas que os sobrecarregam. 

No caso de Ouroeste, particularmente, que possui Fórum para atendimento da comarca, o fato parece mais uma piada de mau gosto. 

Não bastassem as lacunas nas cidades apontadas pela reportagem do Diário Regional, a situação, ao que parece, deve piorar se algo não for feito de imediato. No quadro da Polícia Civil de nossa região existem ainda diversos delegados prestes a se aposentar, isso sem contar investigadores e escrivães de polícia. 

Por outro lado, a Delegacia Seccional tem feito a lição de casa ao solicitar inúmeras vezes, junto à Secretaria de Segurança Pública, uma resolução para o caso, como a realização de concursos públicos, para a manutenção dos quadros, considerados ‘apertados’ para a realidade de nossa região. Porém, como resposta, o Governo Paulista reduziu recentemente o número de Distrito Policiais no Estado. 

Em Fernandópolis, o fechamento do antigo 2º DP representou uma perda significativa para a população, principalmente dos bairros próximos, que tem de se deslocar até o 1º DP, na área central.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Diário Regional, o governador Alckmin pretende, em breve, diminuir o número de vagas para delegado nas cidades paulistas, o que fará com que municípios com menos de 10 mil habitantes passem a não contar mais com a presença de bacharéis nas delegacias, fato visto com temor pelos demais profissionais de segurança, visto que em cidades como Mira Estrela, Indiaporã e Ouroeste, por exemplo, o número de ocorrências policiais tem aumentado significativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário