SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

2 de out de 2012

Defesa Social recebe governo espanhol para deliberar sobre parceria de capacitação policial.


espanha_3.jpgRepresentantes do governo da Espanha se reuniram com a cúpula do sistema de Defesa Social para discutir a possibilidade de estabelecimento de parcerias de capacitação de policiais. Os espanhóis apresentaram suas propostas durante a 330ª Reunião do Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social, realizada na manhã desta segunda-feira (01.10) na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. 
 
Segundo o cônsul da Espanha em Minas Gerais e diretor do Instituto Cervantes, Ignácio Martínez Castignani, a ideia é capacitar os policiais mineiros na língua espanhola e, ao mesmo tempo, promover encontros de troca de experiências e conhecimentos com a polícia espanhola. “O Brasil vai receber em breve delegações de muitos países em função de quatro grandes eventos internacionais – a Copa das Confederações de 2013, a visita do Papa, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – e, com isso, está exposto a riscos. Acreditamos que a capacitação na língua espanhola para os policiais vai ajudar não apenas no atendimento dos turistas como também na prevenção à criminalidade e possíveis ações terroristas”, destacou.

espanha_1.jpgO Instituto Cervantes é o órgão oficial do governo espanhol responsável pela diplomacia cultural, missões comerciais diplomáticas e culturais e ensino da língua espanhola no mundo. A entidade oferece cursos presenciais e online em uma rede mundial composta por 78 centros espalhados por 42 países. Em junho deste ano, o Instituto firmou parceria com a Polícia Militar para o ensino de espanhol e diplomacia cultural e a intenção agora é expandir o convênio de cooperação técnica também para a Polícia Civil e o restante do sistema de Defesa Social.

“Nosso interesse pela capacitação dos policiais mineiros é também no nível de transferência de expertises, por meio de encontros internacionais entre o corpo das polícias”, explicou o cônsul espanhol. “A Espanha tem experiência com atentados terroristas, controle de massas e desativação de explosivos e quer a oportunidade de aprender com a segurança pública mineira a política de integração e as formas de trabalho operacional realizadas aqui”.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, ressaltou que a Secretaria de Defesa tem interesse na parceria. “Acredito que devemos capacitar constantemente os policiais em Minas. Além dos eventos que se aproximam, nosso Estado tem um grande potencial turístico, por isso o conhecimento de línguas estrangeiras é fundamental para acolher cidadãos de todo o mundo”.

espanha_2.jpgApós a participação na reunião colegiada, os espanhóis se reuniram com o secretário de Defesa Social em seu gabinete, para dar continuidade às discussões. Além do cônsul Ignácio Martínez Castignani, estiveram presentes o conselheiro Interior da Embaixada da Espanha no Brasil e comandante das Polícias Espanholas, Jesus Figon, e o Adido Policial da Embaixada da Espanha, Emílio Morgade.
 

FONTE:SEDS-MG.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário