SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

15 de nov de 2011

Após greve, policiais do DF prometem voltar ao trabalho nesta 5ª.

Terminou nesta quarta-feira a paralisação de três dias dos policiais civis do Distrito Federal (DF). Eles prometem voltar ao trabalho nesta quinta-feira (27), a partir das 8h. Os policiais alegavam que o governo do DF ainda não cumpriu o acordo feito em abril deste ano.

A categoria reivindica reajuste salarial de 13%, plano de saúde, aumento do efetivo policial e a transformação do cargo de agente penitenciário em agente da Polícia Civil.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o governo do DF está trabalhando para cumprir o acordo. "Temos autonomia para decidir sobre o aumento salarial de 13%, mas a proposta ainda precisa passar pelos trâmites do governo federal."

Além disso, acrescentou Avelar, o governo do DF estuda elaborar um projeto lei, a ser enviado ao Legislativo local, propondo a criação de cerca de mais três mil cargos de policiais civis.

A proposta, informou o secretário, também deve prever o pagamento de passivos trabalhistas aos servidores da Polícia Civil. Ele esclareceu ainda que a transformação do cargo de agente penitenciário em agente da Polícia Civil depende de acordo com o Ministério Público da União, a fim de que a medida não seja contestada na Justiça.

Em determinados períodos do dia, os policiais bloquearam uma das três pistas da avenida que passa em frente à Coordenação de Polícia Especializada, em uma das áreas mais movimentadas da cidade.

No início da tarde de segunda-feira, a manifestação dos policiais civis engarrafou o trânsito no sentindo região administrativa do Guará-Plano Piloto (área central da cidade). Por isso, muitos motoristas tiveram que buscar itinerários alternativos para escapar do congestionamento provocado pelos agentes.

A Polícia Civil de Brasília é a mais bem paga do país. Um policial civil em início de carreira, segundo o Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF), recebe cerca de R$ 7 mil. Caso ganhem o reajuste de 13%, o salário deve passar para R$ 7.910.

Embora prometa voltar ao trabalho nesta quinta-feira, a categoria continuará buscando um acordo com o governo, destaca o Sinpol-DF.

Nesta quinta haverá uma assembleia programada para definir os rumos do movimento.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário