SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

21 de mai de 2010

Preso na França o "nº 1" do ETA


Madri, Espanha. A polícia francesa deteve ontem o suposto líder do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade), Mikel Carrera Sarobe, e também o provável número dois no comando da organização, Arkaitz Aguirregabiria del Barrio, disseram funcionários espanhóis, dizendo que as prisões foram um golpe importante, embora não mortal, no ETA. O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que Sarobe é o membro "mais procurado" do ETA na Espanha e que del Barrio é o número 2 do grupo. Segundo o ministro, Sarobe também é o membro "mais procurado" do ETA na França, por causa do envolvimento dele com a morte de um policial na região de Paris, em março.
"Caíram o número 1 do ETA e seu lugar-tenente, as duas pessoas mais procuradas pelas polícias espanhola e francesa", afirmou Rubalcaba em entrevista coletiva. Outras três pessoas suspeitas de pertencerem ao ETA foram detidas. "É uma operação importante, mas vamos esperar até que tenha terminado", afirmou o ministro.
Rubalcaba não quis declarar vitória contra o ETA, que sempre indica um novo líder quando o antecessor é preso ou então morto. Ele disse que Sarobe assumiu a liderança do ETA em novembro de 2008, quando o então líder da organização, Garikoitz Aspiazu, foi capturado na França.

Saiba mais
O ETA luta pela independência do território basco, no norte da Espanha e sudoeste da França.
É considerado uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos.
Seus membros já mataram 825 pessoas, desde o fim dos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário