SEGURANÇA PÚBLICA

SAIBA TUDO SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA!

28 de abr de 2010

Ahmadinejad solicita visto dos EUA para reunião nuclear da ONU



NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, provavelmente vai receber um visto dos Estados Unidos para participar de uma conferência para a revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que começa em Nova York na próxima semana, informaram autoridades do governo norte-americano na quarta-feira.

O porta-voz do Departamento de Estado P.J. Crowley confirmou que as solicitações de vistos para Ahmadinejad e sua delegação foram apresentadas em Berna, Suíça, e indicou que devem ser aprovadas.

"Temos certas responsabilidades como sede da ONU", disse Crowley. "Qualquer autoridade estrangeira que estiver vindo à ONU para questões oficiais normalmente recebe um visto."

Os EUA e outras potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares violando o compromisso feito sob o tratado de não-proliferação. O Irã afirma que seu programa nuclear visa apenas gerar eletricidade.

O Irã e os EUA não têm relações diplomáticas.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, estava marcado para liderar a delegação iraniana na conferência que ocorre entre 3 e 28 de maio na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), destinada a avaliar o cumprimento do pacto para controle de armas.

O objetivo do tratado é impedir a disseminação de armas atômicas e estimular a eliminação dos arsenais existentes.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, vai liderar a delegação dos EUA. A atual agenda do evento indica Hillary e Mottaki como a quinta e o sétimo oradores, na próxima segunda-feira.

EUA, Grã-Bretanha, França e Alemanha convenceram China e Rússia a ajudar a redigir uma quarta resolução com sanções da ONU contra Teerã pela recusa do país em suspender seu programa de enriquecimento de urânio. O enriquecimento de urânio pode produzir combustível para usinas nucleares ou armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário